sexta-feira, 8 de abril de 2011

FENAFAL: FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORMES.

Voz dos povos discute doença falciforme no Rio de Janeiro

Motta: Referência na promoção da igualdade racial no Rio (foto: Dalmo Oliveira)
O coordenador da ANDF e diretor da FENAFAL,  João Fernando, participou no último dia 13 de uma reunião do Fórum a Voz dos Povos. Ele destacou a fala da atriz Zezé Motta, Superintendente de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, que teria mantido contatos com a produção do programa da apresentadora Ana Maria Braga, solicitando uma matéria sobre doença falciforme, que teria sido descartada sob a alegação de que “a Doença não tem o perfil do programa”. Motta ressaltou, porém que ocorreram mudanças na direção do programa e que o novo Direto, Jorge do Espírito Santo, parece ser mais sensível à demanda.
Zezé Motta também teria feito contato com a produção do Fantástico, mais precisamente, com produtores dos quadros do Dr. Dráuzio Varela,  que se mostraram interessados no enfoque da campanha dos pelos cem anos do diagnóstico da doença. Segundo João Fernando, foram feitas entrevistas com o médico especialista Paulo Ivo, da UERJ.
“A Zezé continuou falando das Comunidades Quilombolas no Estado do Rio, muitas estão sem acompanhamento médico. Já em outras comunidades esta sendo implementado tele-salas para os jovens da  comunidade se capacitarem e ter uma profissão”, acrescenta João Fernando.
Ele lembrou ainda a participação do médico Ely Martins, apoiador da ANDF e membro do Conselho Estadual de Saúde, que informou à plenária que, dos 92 municípios fluminenses, só 76 tem programas de atenção confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado.
João Fernando falou das dificuldades com os gestores de saúde em cobrar 100 por cento do programa de DF no Município e Estado do Rio, e deu um informe da doença a nível nacional. “Teve várias perguntas, como o descaso da morte da menina Sophia, e também várias comunidades quilombolas querem mais atenção com a saúde dos mesmos. Me comprometi em estar levando a reivindicação junto ao Conselho Estadual de Saúde. As comunidades indígenas fizeram solicitação semelhante e disseram que a FUNAI, não está nem aí para a saúde deles”, acrescentou o diretor da FENAFAL.
“Já o Sindicato dos pescadores, solicitou uma visita nas colônias dos mesmos, e fizeram uma grave denúncia de que a Petrobras não está permitindo a pesca próxima às Balsas e às plataformas da Estatal, com casos de intimidação com segurança armada”, relata o ativista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário