terça-feira, 12 de julho de 2011

Itabuna Conquistou mais uma Etapa concluída: DTC contra AVC:

Itabuna Conquistou mais uma Etapa concluída:

Itabuna conquistou mais uma etapa concluída: Os exames de Doppler foram realizados no dia 8 e 9 de julho com parceria   da CERDOF:  Centro de Referência em Doenças Falciforme e ATAFASUL: Associção de Familiares, Amigos e Pessoas com Doenças Falciforme e Talassemia do Sul e Extremo Sul da Bahia e Dr. Camilo Vieira (médico pediatra e neurologista do Hospital das Clínicas de Salvador) e o Instituto Espaço de Vida. Itabuna participou do  exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças que tém anemia falciforme, Dra. Tereza Cardoso, Onco-Hematologista Pediatra da Santa Casa de Misericórdia e Universidade Estadual Santa Cruz. A prevenção é simples, basta realizar o DTC,  com a finalidade de prevenir o acidente vascular cerebral (AVC)  também conhecido como Derrame Cerebral. A prevenção do AVC  é feita com transfusão de sangue todos os meses e deve iniciar imediatamente. A coordenadora de enfermagem do Centro de Referência em Doenças Falciforme de Itabuna, Michelle Menezes, diz que Itabuna e os municípios circunvizinhos possuem 698 pacientes cadastrados, em acompanhamento na unidade. “Só em Itabuna, são aproximadamente 325 pacientes com anemia falciforme”, Ao todo foram realiçada 45 crianças examinadas.
  Victor Thadeu Rocha, presidente da ATAFASUL; revela que já teve dois AVCs. “Sei o quanto seus efeitos podem mudar a vida de uma pessoa, por isso é muito importante este exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. Por isso é muito importante que os pais de crianças que tem este tipo de anemia estejam atentos. Em especial a todos que participaram desta campanha.


Veja as imagens da campanha.






domingo, 3 de julho de 2011

AÇÃO CONTRA AVC CHEGA A ITABUNA.



Após passar por outras cidades da Bahia e do Ceará, a ação “DTC contra AVC” chega na cidade de Itabuna (BA) nos dias 08 e 09 de julhos. Nesta data, Dr. Camilo Viera, médico pediatra e neurologista do Hospital das Clínicas de Salvador, a equipe do Instituto Espaço de Vida (www.espacodevida.org.br), o Cerdofi (Centro de Referência de Doença Falciforme de Itabuna) e a ATAFASUL (Associação dos familiares, amigos e pessoas com doença falciforme e talassemia do Sul e extremo Sul da Bahia) unem-se para realizar exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças que têm anemia falciforme, com a finalidade de prevenir o acidente vascular cerebral (AVC).

A fundadora do Instituto Espaço de Vida, idealizador da campanha, Christine Battistini diz que a anemia é uma grave doença sanguínea. “As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. Em diversos casos podem até mesmo levar à morte”, explica.
Como aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia devem apresentar AVC até os 20 anos de idade, a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre dois e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz Dra. Tereza Cardoso, Onco-Hematologista Pediatra da Santa Casa de Misericórdia e Universidade Estadual Santa Cruz. A prevenção é simples, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.
A coordenadora de enfermagem do Centro de Referência em Doenças Falciforme de Itabuna, Michelle Menezes, diz que Itabuna e os municípios circunvizinhos possuem 698 pacientes cadastrados, em acompanhamento na unidade. “Só em Itabuna, são aproximadamente 325 pacientes com anemia falciforme”, afirma a coordenadora.
Victor Thadeu Rocha, presidente da ATAFASUL, revela que já teve dois AVCs. “Sei o quanto seus efeitos podem mudar a vida de uma pessoa, por isso é muito importante que os pais de crianças que tem este tipo de anemia estejam atentos e façam o DTC", reforça o convite para a ação.
O agendamento para o atendimento das crianças em Itabuna já estão sendo feitas no Centro de Referência da Doença Falciforme, que também atenderá a população de Ilhéus. As crianças farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas.
Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças. As que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento.
Durante a ação, ainda serão distribuídos materiais educativos, tirando dúvidas sobre a doença e tratamento.
PARA AGENDAR ENTREVISTAS ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE: 11 3368 – 5636 // 11 2812-1110
SERVIÇO
Data: 08 e 09 de julho de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Local: Centro de Referência da Doença Falciforme em Itabuna
Endereço: Rua Miguel Calmon,95 Bairro Osvaldo Cruz
Fone: (73)3214.8218

Em Itabuna, procurar a enfermeira Michele Menezes Souza - (73) 8802-4732.
Ou Victor Thadeu Rocha, presidente da ATAFASUL - (73) 8801-9596 / 9199-5440